domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril SEMPRE!!!


E Foi assim que se deu o início a todo o "processo" da revolução.

Dia 24 - 22h55 - A voz de João Paulo Dinis anuncia aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa "Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 «E Depois do Adeus»". Era o primeiro sinal para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas.



Dia 25 - 00h20 - nos estúdios da Rádio Renascença, Paulo Coelho,anúncios publicitários. Apesar dos sinais desesperados de Manuel Tomás, que se encontra na cabina técnica acompanhado de Carlos Albino, para sair do ar, o locutor prossegue paulatinamente a sua tarefa. Após 19 segundos de aguda tensão, Tomás dá uma "sapatada" na mão do técnico José Videira, provocando o arranque da bobine com a gravação que continha a célebre senha: a canção "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso. A partir deste momento o retorno seria impossível e impensável!



4h26 - O Rádio Clube Português transmite o 1º comunicado do Movimento das Forças Armadas, lido por Joaquim Furtado. Seguem-se o Hino Nacional e marchas militares que se viria a transformar no hino do MFA.
Os portugueses começam a tomar conhecimento de que algo de muito importante se está a desenrolar no País.




Assim decorreram os primeiros passos para a evolução de um país ditatorial calado, cego, surdo e, principalmente, CENSURADO.

Faço também um reparo, para quem achar pertinente, para o vídeo, já anteriormente por mim divulgado, do FMI, o qual pode ser observado AQUI!



P.S: Para quem estiver interessado, e porque acho uma boa fonte de Cultura Musical Portuguesa, partilho, aqui, um site de cantores de intervenção, o qual contém os mais importantes, senão todos.


25 de Abril SEMPRE!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário